Exercícios aeróbicos que podem ser praticados ao ar livre, para tonificar sua musculatura e deixar pra trás aqueles quilos a mais.
No último século, em decorrência dos hábitos de vida moderna, o homem tornou-se cada vez mais “tecnológico” e sedentário, contrariando os hábitos de nossos ancestrais, que percorriam em torno de 20 a 40 km por dia efetuando a caça, a pesca a colheita. Estima-se que, em nossas atividades rotineiras urbanas, caminhamos cerca de 2 km por dia.
Com a diminuição da movimentação, houve, conseqüentemente, uma redução do gasto energético e, simultaneamente, uma maior e melhor ofertas de alimento com elevado teor calórico. Isso pode ser encarado como um dos fatores geradores do fenômeno da obesidade.
A falta de atividade física regular, se manifesta especialmente associada a patologias, como cardiopatias, hipertensão arterial, altos índices de gordura corporal e problemas articulares e lombálgicos. Em contrapartida o número de indivíduos que estão buscando a prática de atividade física vem se tornando cada vez mais expressivo, entre os quais, observa-se o desenvolvimento de atividades ao ar livre, como as caminhadas e corridas (pedestrianismo).
A corrida é um dos melhores exercícios aeróbicos, capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a disposição para as atividades do dia a dia.
A corrida de rua tornou-se uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil hoje em dia, chegando a reunir mais de 25 mil pessoas em uma única prova. Com o aumento do número de praticantes, os profissionais da área da saúde se viram, de certa forma, obrigados a acompanhar esse fenômeno de crescimento para preencherem as necessidades de seus clientes. Foram criadas inúmeras empresas de acessória esportiva com a finalidade de suprir a demanda do mercado. Essas empresas têm como função fornecer aos seus participantes programas completos de treinamento (CAF-S), dicas nutricionais, avaliação física e conselhos na aquisição dos melhores produtos para a prática da corrida.
Diante de tudo isso, a constante busca pela atualização profissional é indispensável para o educador físico que almeja o sucesso e a satisfação pessoal na atuação neste segmento.
Antes de iniciarmos qualquer tipo de atividade física, devemos procurar um médico, de preferência um cardiologista, realizar um teste de esforço para sabermos se estamos aptos a pratica de atividade, principalmente a população da terceira idade. Após devemos fazer uma avaliação física completa, com profissionais credenciados. Esses procedimentos que antecedem o início da atividade servem como respaldo para o aluno e para o seu professor que através desses resultados irão prescrever uma série adequada.
Para alunos sedentários começaremos com uma caminhada, mantendo uma intensidade leve. Gradativamente vamos aumentando a intensidade de leve a moderada. Lembrando sempre a importância da musculação que deve fazer parte desse treinamento, fortalecendo a musculatura (principalmente os membros inferiores), para nos ajudar a progredir até a corrida.
Após essa etapa iniciaremos o treinamento intervalado que vamos intercalar a caminhada com a corrida, começamos com um aquecimento, a caminhada e após uma corrida que vai durar o tempo que o professor determinar, ou pela freqüência cardíaca, sempre progredindo, ou seja, aumentando o tempo de corrida e diminuindo a caminhada até conseguirmos atingir o objetivo da corrida.
Lembrando também que a pratica de atividade física regular é excelente para prevenção de doenças como: cardiovasculares; obesidade; colesterol; hipertensão entre outras.
Avançar etapas pode ser muito prejudicial ao aluno, principalmente se for sedentário, caso não seja, esse treinamento fica por conta do professor que deve ter o feeling para prescrição da atividade.